A medida que os gatos envelhecem, os seus padrões de sono podem mudar.
Еles podem ficar menos ativos e demonstrar menos interesse pelo que se passa à sua volta, e o seu temperamento pode modificar-se. A altura em que estas alterações ocorrem varia de gato para gato. É influenciada pela genética mas-mais importante-pelo estado da saúde do gato ao longo da sua vida. Os gatos podem viver até depois dos quinze anos, e os sinais de envelhecimento dos gatos, como a menor mobilidade, podem ser observados num gato com dez anos de idade, enquanto outro com a mesma idade ainda se mantém ocupado a saltar e a trepar.
A maioria dos gatos envelhece tão graciosamente como sempre viveram, embora nesta fase possam movimentar-se mais lentamente.
As suas pernas e patas podem não ser tão firmes como antigamente, o seu pelo e focinho podem revelar sinais de envelhecimento, e a reação ao que vê e ouve pode ser mais lenta. Pode parecer mais débil à medida que envelhece, o que se traduz numa maior sensibilidade à temperatura e às superfícies duras.
O seu gato envelhecido pode sofrer de artrite, o que resulta na diminuição da mobilidade e pode dificultar-lhe subir e descer escadas ou chegara tempo à caixa de areia. Pode ser agressivo, mesmo que tenha sido sempre um gato meigo. Se for este caso, a agressividade do seu gato é um sinal típico de dor relacionada com idade. Ele age desta forma devido a doença ou ferimento, para manter as pessoas afastadas. Pode recuar ou mesmo esconder-se se tentarem agarrá-lo.
Este comportamento é comum em gatos mais velhos, mas normalmente tem tratamento, e o seu veterinário pode aconselhá-lo sobre a melhor forma de proporcionar conforto ao seu gato.
Tal pode incluir medicação cobertores extra na cama ou um aumento do exercício físico de acordo com o diagnostico. Os gatos, independentemente de idade, são animais de hábitos, e isto ainda é mais verdadeiro quando se trata de um gato mais velho, que pode sentir dificuldades em lidar com as mudanças da idade, agindo por consequência com agressividade.
“Donos previdentes podem contrair problemas relacionadas com a idade através de cuidados atentos e aconselhamento veterinário.”