Sintomas de senilidade dos gatos
Tal como os seres humanos quando envelhecem, também os gatos sofrem de senilidade. Fale com o seu veterinário a respeito de medicação que pode ajudar, incluindo remédios homeopáticos. Este problema faz-se acompanhar frequentemente por ansiedade. Os sintomas incluem confusão, incapacidade de reconhecer o seu ambiente ou as pessoas e desanimo. Trate o seu gato com gentileza quando ele tem estes episódios e, se puder, distraia-o com um jogo. Ele pode não estar interessado, mas, se estiver, pode aliviar a sua ansiedade.
Os sentidos apurados do seu gato, nos quais ele pode confiar durante tanto tempo, para se manter ligado ao que se passava à sua volta e afastado de problemas, podem deteriorar-se, o que pode ser assustador. Embora o mito de que os gatos têm sete vidas seja apenas isso -um mito-, os seus sentidos ajudaram-no a escapar de situações difíceis ao longo da vida e agora ele pode sentir-se vulnerável e agir agressivamente para se defender.
Ele pode sibilar e morder perante o que não consegue ver ou ouvir bem e, nestes casos, medicação para a ansiedade pode ajudar o seu gato a viver mais confortavelmente. Alguns gatos adaptam-se facilmente à deterioração dos sentidos, enquanto outros podem ser mais agressivos devido ao medo. Mas em ambos os casos os gatos passam a confiar mais nas sentidos que lhe restam,como o olfato, se a visão e a audição que eram. O olfato pode ajudar os gatos a orientarem-se bem, especialmente porque é provável que se movimentem menos e que fiquem perto da sua cama e da sua comida.
Dicas de cuidado dos gatos com senilidade
A maior parte dos gatos podem deixar de ver ou ouvir bem, mas normalmente não perdem ambos os sentidos.
- Se o seu gato está a perder a visão, ele confiará no olfato e na memória para se movimentar. Esta não é a altura para fazer mudanças na sua casa. Mantenha os móveis como estavam e certifique-se de que as tigelas de comida e a caixa de areia estão onde sempre estiverem, sem quaisquer obtáculos por perto.
- Os gatos que antes tinham acesso à rua devem ser mantidos dentro de casa para sua segurança. Se a sua capacidade auditiva estiver a desaparecer, ou supervisionados quando estão na rua e com trela. Isto também se aplica aos gatos que estão a perder a visão, o que é evidente quando o seu gato de repente começa a esbarrar em coisas ou se assusta facilmente. Em ambos os casos seja improvável que queiram passar muito tempo fora de casa, preferido manter-se por perto.
“A maior parte dos gatos podem deixar de ver ou ouvir bem, mas normalmente não perdem ambos os sentidos.” - À medida que o seu gato envelhece, o seu mundo pode parecer mais pequeno. Ele não se movimenta tanto e pode observar menos, por isso, passe algum tempo adicional com ele.
- Ajude-o com higiene, uma vez que ele pode sentir dificuldades, mime-o e brinque com ele, recorrendo a brinquedos barulhentos se a visão dele estiver a desaparecer.
Os gatos mais velhos são capazes de desfrutar de uma vida de qualidade e merecem-no; eles podem apenas precisar da ajuda adicional das pessoas da sua família para o conseguir.