O seu gato terá dormido ao longo de grande parte da sua vida, como é normal os gatos fazerem, mas agora pode perceber que o seu felino dorme mais ou menos. Este ultimo cenário pode dever-se a existência dor, que o mantém acordado, bem como à necessidade frequente de urinar que muitas vezes acompanha a velhice e que pode impedi-lo de se deitar para dormir. Isso pode significar a presença das doenças comum dos gatos idosos, também o sinal de envelhecimento.
Arterite.
O seu gato pode ter menos mobilidade,particularmente quando o tempo está frio e húmido. As suas articulações podem inchar, pode coxear e evitar ser tocado. Exercício físico e controlo do peso podem ajudar a aliviar as dores e o desconforto, as-sim como um lugar macio e quente para dormir e descansar. O seu veterinário também pode prescrever medicação para reduzir os sintomas, de acordo com a sua severidade.
Insuficiência renal crónica.
Muitos gatos mais velhos padecem de insuficiência renal cronica,que se traduz na deterioração da função dos rins. O seu gato pode beber mais do que o normal e urinar com mais frequência, e pode perder peso. O tratamento inclui reidratação assistida/recomendada pelo veterinário, dieta e medicação.
Doença dentaria.
Muito comum nos gatos mais velhos, também pode ser transportada da boca do gato para os seus órgãos. O apetite do seu gato pode diminuir devido ás dores na boca, o que pode ter como consequência mais problemas de saúde. A prevenção é a melhor defesa, mantendo saudáveis os dentes e as gengivas do seu gato. Se ele já tem as gengivas inchadas, se se baba ou dá patadas na boca, então o seu veterinário pode recomendar a remoção de um qualquer dente infetado, para aliviar a dor. Escove diariamente os dentes do seu gato e leve-o ao veterinário regularmente para analisar os dentes, de modo a prevenir o agravamento do problema.
Diabetes.
O seu gato pode beber mais água do que o normal, enquanto o seu apetite diminuiu. Ele pode estar a perder peso, ter uma aparência débil ou crises de vómito. Se diagnosticado, o seu veterinário provavelmente recomendará controlo do peso, bem como injeções de insulina ou medicação
oral, de forma a controlar os níveis de insulina do seu gato.
Hipertiroidismo.
Uma doença relacionada com a idade, provocada pelo aumento da produção de hormonas da tiróide. O seu gato pode estar hiperativo, pode perder peso, vomitar e apresentar mudanças no apetite: comerá mais ou menos do que o normal e o seu consumo de água aumentará.Por norma os veterinários prescrevem medicação, mas também podem sugerir uma cirurgia á tiróide.