Brinquedos e Brincadeiras

brinquedos

Brinquedos e brincadeiras.

“Qualquer objecto que não esteja fixado é um brinquedo para gato.”

gatinho exótico a brincarAs brincadeiras são importantes para qualquer gato. Aliviar o stress provocado por uma situação nova, ajudar o gato a libertar energia excessiva. Os gatos adultos brincam por entretenimento, estimulação e para se exercitarem. Os gatos mais pequenos brincam para melhorar a sua coordenação e aprimorar habilidades, particularmente as de caça – uma competência que não precisa gato domestico, mas è praticada instintivamente através das brincadeiras. Todos gatos brincam por divertimento.

Brincadeiras estimulam mentalmente os seu gato. É uma forma positiva de o seu gato libertar energia e pode melhorar muitos dos comportamentos que nos não aceitaremos. A actividade nocturna de nosso amigo, pode ser prevenida com uma brincadeira ao anoitecer, e o gato que têm brinquedos à disposição pode deixar de olhar para os seus pés e mãos como objecto de brincadeira.

bingadeiras do gatinhoO gato têm impulsos de caça e de atividade desenvolvidos, o que significa que as brincadeiras mais populares são aqueles que envolvem perseguição, ataques e investidas. Claro que melhores brincadeiras são aqueles que tem consigo e deve ocorrer, pelo menos, duas vezes por dia, em sessões de quinze minutos no mínimo. Importante deixar o seu gato apanhar a presa a cada dois jogos, um gato que fracassa na caça perderá o interesse, da mesma forma que um gato que apanha sempre as suas presas aborrecer-se-á. Ele não precisa convite para brincarem sozinho, mas as brincadeiras com dono melhoram a comunicação entre os dois, contribuem para felicidade do seu gato e permitem-lhe a si um maior conhecimento.

O que é um bom brinquedo?

Do mesmo modo que os gato não precisa de convite para brincar, também não precisam muitos brinquedos comprados. Os objectos de casa que são seguros para gatos, e que podem mantê-los entretidos durante horas, incluem as tampas de plástico de recipientes de leite ou sumo, bolas de papel encerrado bem apertadas, caixas de cartão grandes e – eterno favorito – o rolo de cartão do papel higiénico.

gatinho exotico no arranhadorBrinquedos seguros são aqueles que não são fáceis de engolir, por isso é melhor manter fios e cordas fora do seu alcance. Muitas vezes são engolidos e podem provocar bloqueios no trato intestinal, seguidos de perfuração, requerendo assistência veterinária imediata e/ou cirurgia. Sacos de plástico são outro perigo, importante mantê-los em locais a que o seu gato não tenha acesso.

Altura para brincar

As brincadeiras correm melhor quando é o gato que as inicia. Ele pode não ser capaz de verbalizar “vamos brincar”, mas quando corre pela casa ou pula para todos lados, e exactamente o que lhe está a dizer. Para encorajar o seu felino a brincar, caso ele não tome iniciativa, pode diminuir a luz, uma vez que os gatos preferem “casar” sob luz fraca.

Faça por quererem mais

Não deixe todos os brinquedos sempre à disposição. É uma boa ideia deixar alguns de fora para brincadeiras autónomas, mas os brinquedos podem tornar-se entediantes – e deixar de ser um desafio para o seu caçador-, se estiverem sempre disponíveis. Elogie o seu gato quando ele é bem sucedido, mas guarde as recompensas para o fim das brincadeiras. Na natureza, comer vem depois da caça, pelo que incorporar guloseimas durante o jogo pode efectivamente dar a entender ao seu gato que a sessão de brincadeira, ou caça terminou.