Cuidado do pêlo do Yorkshire

mãe e filha de yorkshire

O pêlo do Yorkshire.

Nenhuma raça pode gabar-se de uma pelagem tão magnífica, como o Yorkshire Terrier. Mas manter esta magnificência do Yorkshire só é possível se o seu pelo for cuidado regularmente e de forma adequada.O pêlo do Yorkshire vai se formando gradualmente durante o seu crescimento em termos de estrutura e cor. A sua coloração final só estará estabelecida entre os 15 e 24 meses.

Escovagem e manutenção.

york pêlo compridoNos primeiros tempos irá precisar, para o tratamento do seu pêlo, de um pente de ferro dentado, uma escova de cerdas naturais rigidas e um pente de massagem. O Yorkshire Terrier necessita também de escovagens e lavagens regulares. É necessário escovar o cachorro 1 a 2 vezes por dia, inicialmente com o pente de ferro e sem seguida com a escova de massagem ou a escova de cerdas. É igualmente importante, que o Yorkshire aprenda a ficar quieto e paciente durante os procedimentos de escovagem, lavagem e secagem, desde terna idade. Os sítios mais problemáticos que estão sujeitos a que o pêlo se emabarace facilmente, são a zona do peito, pernas e axilas.

Semanalmente, é preciso verificar os ouvidos e as almofadinhas das patas. O pêlo nas pontas das orelhas tem de ser cortado com frequência, e o pêlo dentro dos ouvidos também tem de ser cuidado, cortando ou arrancado os excessos. As unhas dos Yorks crescem com grande rapidez, e se se tornarem demasiado compridas, podem se desenvolver problemas articulares. É, por isso, importante dar atenção ao comprimento das unhas e quando necessário cortá-las com o auxílio de tesouras específicas.

Desta forma, entrar em contacto com um groomer, pode tornar-se uma ajuda essencial para manter a saúde do seu cachorro, logo após a sua compra. Para além do mais, um bom especialista tem a capacidade de mostrar e explicar aos proprietários como aplicar de forma correta os procedimentos que visam a manter o pêlo do cachorro no seu estado ideal.

Banho.

A lavagem do york só pode ser feita com produtos de alta qualidade. Eu aconcelho que o banho seja dado uma vez em 10 a 14 dias, com produtos da marca “Biogrum” ou “All Sistem”. É preciso escolher champôs que melhorem a estrutura e qualidade do pêlo. Também, o condicionador tem de ser adequado ao tipo de champô usado, e o mais comum é que estes sejam vendidos em pares. Pode diluir o condicionador com um pouco de água e aplicar abundantemente no pêlo, enxaguando em seguida. O condicionador tem um efeito suavizante e hidrata o pêlo do York, para que este não fique seco e quebradiço, como após a lavagem com apenas champô.

Champôs e condicionadores devem ser alternados para que, desta forma, o cabelo seja alimentada com vários componentes o que dará melhores resultados. Após a lavagem, é essencial que a secagem com a toalha seja cuidadosa, sem esfregar. Um cachorro que esteja meio-seco precisa de ser penteado e acabado de secar, penteando o seu pêlo começando pelas costas em direcção ao chão.

Corte de Yorkshire.

york Tin Tin tosquiadoEm relação à tosquia ou corte à tesoura, deve ser considerado em primeiro lugar, a duração do procedimento e prontidão moral de cachorro para se manter paciente entre 1:30 h e 2 h na mesa do groomer. Se o dono, já desde cedo, ensinou o seu cachorro a suportar pacientemente procedimentos e cuidados, a tosquia não vai ser para ele um pesadelo ou um momento de elevado stress. Mas, se pelo contrário, esta será a primeira vez que o cachorro for confrontado com um pente, uma tesoura e especialmente uma máquina de tosquia, este encontro vai ser pouco prazeroso para este, e até pode resultar num trauma que fará com que o cão tenha medo de próximas visitas ao “cabeleireiro”. Por isso, recomendo começar a visita o groomer o quanto antes e começar com um conjunto mínimo de procedimentos.

Já a partir dos 5-6 meses de idade (claro, se nos seus planos está incluida a participação em exposições) poderá fazer qualquer corte. Como regra, os cuidados deficientes, precisamente nesta idade, levam os proprietários a serem confrontados com problemas como o pêlo emaranhado, já que é nesta altura que o pêlo atinge um comprimento decente, e consequentemente requer mais cuidado. Em último caso o caminho mais fácil a tomar, inclusive para o cachorro, não é tentar desembaraçar os emaranhados, mas sim cortar dos o pêlo do cão muito curto.

Quero também chamar a atenção dos donos, para algo que muitas vezes é esquecido: uma vez que o pêlo se encontre embaraçado num nó, mesmo depois de desembaraçado, este é gravemente danificado e precisa de ser nutrido e cuidado. (Se, tendo recebido das mãos de um groomer um cão arranjado e brilhante, um par de semanas depois você esquecer o pente e o condicionador, irá obter os mesmos “tapetes” que se formaram anteriormente.)

Um equívoco frequente é que o corte do pêlo rente ao corpo afeta a coloração de um York, e que, esse cachorro não pode estar subjugado a mais corte entre 7 a 9 meses. Na verdade, isso é falso, um corte em nada afecta a coloração do pêlo, e se há necessidade ou apenas desejo da sua parte, o cachorro pode ser submetido a um corte sem nenhum problema.

mãe e filha de yorkshire