Cuidado do pêlo do schnauzer

stripping de schnauzer

O pêlo do Schnauzer

stripping de schnauzerO Schnauzer é um típico cão de pelo duro, análogo aos Terrieres ingleses. A sua pelugem consiste em pelos retos, longos e duros e uma subcamada densa e macia. O pelo no focinho, principalmente nas sobrancelhas e no queixo, mas também o pelo das patinhas, apresenta geralmente ser mais longo e sedoso. Os Shnauzers são conhecidos pela sua despretensão, por não sentirem frio, não se molharem, não terem medo do vento e, igualmente, não sofrerem muito com o calor. A sua aparência vaidosa e original depende em grande parte no estado do seu pelo.
É aconselhável que o pelo do Shnauzer passe por um procedimento, denominado stripping, pelo menos 2 a 3 vezes por ano (na primavera e no outono), quando este já alcançou pelo menos 6/8 meses. Isto vai ajudar o cachorro na mudança e renovação sazonal do pelo e é muito importante para manter um pelo num estado otimal.

Particularidades da manutenção do pêlo

O seu revestimento de pelo duro após cada procedimento de stripping, quase não exige nenhum cuidado especial adicional. É mais que suficiente escovar o corpo 1 a 2 vezes por semana com uma escova apropriada para chegar à subcamada do seu pelo. O pelo, mais ornamental, na zona do focinho, patinhas e na “saia”, que apresenta ser mais macio irá necessitar de uma atenção acrescida. Estas zonas são escovadas com uma escova macia ou com um pente, para evitar o desenvolvimento de nós. Estas áreas são previamente lavadas com um champô muito diluído e balsamo (próprios para o pelo do Schnauzer) e secadas minuciosamente.
Após comer é importante limpar o queixo do seu cachorro com uma toalha húmida ou passa-lo por agua e posteriormente pentear. Isto, porque os Shnauzers com um queixo claro (branco), poderão ter tendência a sujar essa zona, e se a sua limpeza não for regular e consistente o pelo irá ficar muito machado. Para auxiliar esta manutenção, poderá, periodicamente, passar com um bocado de limão nessa área, o que irá impedir o amarelecimento.

Banho e escovagem

schnauzer sal-pimentaApesar de existir uma crença de que o Shnauzer só pode ser lavado muito poucas vezes, isso é falacioso, podendo este ser lavado sempre que parecer necessário, consoante ele fique sujo.
O Shnauzer tem de apresentar um pelo muito duro. Claramente, que após a lavagem e secagem, o pelo terá que apresentar as mesmas características. Para um schnauzer é indispensável usar um champô texturizado, que tem um Ph muito baixo para ser usado para lavagem recorrentes. A forma mais apropriada para aplicar o champô é com o auxilio de uma esponja. É importante lavar bem as patas e o focinho, pois aqui o pelo tem de estar idealmente limpo.
O seu pelo curto é secado ao mesmo tempo que escovado até ao ponto em que este apresente estar totalmente seco. As sobrancelhas e a franjinha têm de se encontrar à frente dos olhos em forma de “boné”; o pelo do queixo tem de ser escovado de forma a ficar para frente pendendo para baixo e o pelo do bigode é divido a meio e escovado para cada lado do focinho de forma a ficar apontado para baixo juntamente com o pelo do queixo. Por sua vez, o pelo da “saia” é escovado em direção ao chão; nas patas fronteiras é escovado para cima e agita-se, para que o pelo fique pousado naturalmente; nas patas traseiras o pelo é penteado para cima. No caso de deixar pelo na parte interna das patas traseiras, este é escovado em direção à parte da frente do cachorro, o que, visualmente, irá dar um ar mais compacto e robusto.

O pelo de um Shnauzer pode ser diferente em termos de estrutura: duro ou macio, com uma subcamada abundante ou quase sem ela. É necessário então cuidar dos vários tipos de pelo de forma diferente. E para isso, torna-se preciso perceber qual é o tipo do pelo do seu cachorro, e nisto só o poderá ajudar um especialista experiente.