Cuidado do pêlo do caniche

cachorro caniche

O pêlo do caniche

cachorro caniche A descoberta, após a compra de um caniche, de que este exige um corte de pelo regular, é muito rápida. Mas, se o dono se ira apenas recordar desta exigência 2 vezes por ano, e consequentemente, terá de recorrer a um pente 0 para conseguir resolver os problemas do seu pelo, a pergunta que se tem de colocar é: “Porque razão então comprar um cão tão exigente em termos de cuidados? Não será mais fácil adquirir um teckel ou um bulldog francês?”. Pois o acessório mais importante num caniche, mas também o seu maior problema é o seu pelo.
Nenhum groomer quererá, ou terá capacidade para escovar em algumas horas um pelo que não é penteado há meses.
O corpo suave de caniche que ainda é cachorrinho, esta coberto de um pelo, pouco denso, muito fino e muito macio. Que irá, eventualmente, mudar para uma pelugem mais densa, mas ainda por 1,5 anos, não vais estar ao nível de um pelo elástico e rígido do cão adulto. Isto mostra que, já desde os primeiros dias do aparecimento do seu cachorro é necessário começar com uma rotina de cuidados do pelo.

Escovagem

caniche preto Para começar é importante ter à mão uma escova de massagem, um pente e uma cardadeira. Desde muito cedo, é preciso escovar o cachorro com uma escova de cerdas, em todas as direções. Quando a sub-camada já estiver formada, pode-se começar a escovar com o pente. É obrigatório escovar e cuidadosamente desembaraçar todos os nós que se formam por causa de cabelo morto. Depois de o cão estar bem escovado com o pente, pode passar pelo pelo uma cardadeira. A regra chave da escovagem é não deixar que o cabelo se embarace, o que exige que o pelo seja escovado com frequência.
O pelo de um caniche tem uma particularidade: ao largar pelo, este pelo morto fica preso num nó e não cai. O lado positivo é que a sua casa não fica cheia de pelo de cão, mas o lado negativo é que, como poderá imaginar, o cão vai ter uma grande tendência para apresentar nós emaranhados no seu pelo.  E como o seu pelo tem tendência a se parecer com algodão, estes nós, vão ser muito difíceis de desembaraçar.

Banho e secagem

Quanto ao banho, que também é uma tarefa difícil, o melhor é utilizar champôs específicos para caniches, mas se não tiver a possibilidade de o adquirir poderá ser usado um champô comum indicado para crianças ou para cabelo seco. Se o seu caniche apresenta um pelo muito miúdo, este irá precisar de ser lavado com mais regularidade (1 vez por semana), para um pelo mais rígido, o banho pode ser dado com um espaçamento de 2-3 semanas.
Após ter molhado muito bem o pelo do cão com agua quente é preciso passar champô pelo menos 2 vezes, sempre na direção do crescimento do pelo, para que esta não se embarace. Em seguida, ainda num pelo molhado, aplicasse o balsamo-condicionador, este, tal como o champô têm de estar diluídos em água. Para secar, nunca esfregar a toalha, mas sim tentar tirar a maior quantidade de humidade possível torcendo o pelo e depois simplesmente passar suavemente com uma toalha para retirar algum excesso.
Para um caniche é indispensável a secagem com o secador, com o auxilio de uma escova, primeiro seca-se o pelo mais curto e logo em seguida, o pelo mais longo. Todos os movimentos com a escova têm de estar orientados a levantar um pouco o pelo, desta forma o penteado será mais volumoso e elegante, mas também será muito mais fácil cortar o pelo e ajuda a evitar a criação posterior de nós. É preciso ter cuidado, em não levar o caniche a rua durante um período de 3-4 horas após este procedimento de secagem.

caniche brancoP.S. O segredo mais importante é que: mesmo que o seu caniche tenha um pelo fenomenal, seja cuidado com os melhores e mais adequados produtos pelos melhores profissionais, este pode não apresentar a aparência que você deseja para ele. Isto acontecerá, se durante os procedimentos de grooming o seu amiguinho não conseguir estar quieto, não for paciente e não estiver habituado a estes cuidados. Por isso, se estiver a procurar de bons resultados quanto à aparência e bem-estar do seu caniche é preciso educa-lo de forma correta para tornar possível a ajuda profissional de um groomer especialista.