Cuidado do pêlo de shih tzu

shih tzu corte bebé

O pêlo do shih tzu

Um cachorrinho shih tzu traz sempre consigo um efeito de admiração e afeto. De qualquer forma, antes de decidir adquirir este cãozinho é necessário responder a uma simples pergunta: “Será que eu terei paciência e força suficiente para lhe fornecer os cuidados essenciais?”

Como escovar um shih tzu

shih tzu com top knot Cuidar de um shih tzu de pelo longo exige que se escove o seu pelo não menos que cada 2-3 dias. É mais comum usar-se uma escova de massagem de qualidade e um pente de metal com dentes longos (o melhor é um pente bilateral, com diferentes espaçamentos entre os dentes).

O melhor sítio para começar a escovagem de um shih tzu é pelas patas traseiras, fazendo-o de forma cuidadosa, mecha a mecha. Primeiro de baixo para cima e depois no sentido contrário, tendo em conta que tem de pentear sempre no sentido do crescimento do cabelo.

Ao longo da escovagem é importante alcançar a pele do cachorro, pois se todo o seu esforço tiver direccionado num penteado apenas superficial, a camada interna de pelo irá ficar intacta e poderá embaraçar e dar ao cão uma aparência muito volumosa.

Como desembaraçar o pêlo

shih tzu corte bebéQuando tiver de enfrentar um tufo de pelo emaranhado (por vezes, os cães conseguem embaraçar o pelo em apenas uma noite), é preciso utilizar algum spray apropriado para desembaraçar pelo no sitio onde ele se encontra, deixar atuar durante uns minutos e só depois tentar desembaraçar com os dedos as  mechas emaranhadas. Se o tufo de pelo estiver muito compactado, será necessário recorrer ao pente. Aqui é preciso ter muito cuidado, não se deve nunca, tentar pentear diretamente o tufo embaraçado com o pente, mas sim ir devagarinho, com os dentes do pente, tentado separar os cabelos. Caso contrario, estará a infligir muita dor no seu amiguinho e também a arrancar uma grande quantidade do pelo. Em casos extremos, em que o tufo está tão compacto que é praticamente impossível desembaraça-lo mesmo com o pente, a solução é utilizar a tesoura. Como fazê-lo? Apontado a tesoura para o lado contrário à pele, corte o nó de pelo no meio, separando-o em dois. Aqui pode tentar desembaraçar cada uma das partes separadamente até conseguir finalmente ver-se livre do nó. Tenha em mente que o pelo deve ser cortado na direção do crescimento do pelo, se este for cortado de qualquer outra forma é provável de o cachorrinho fique com uma grande falha de pelo mais curto.

A zona da barriga neste cão, é muito suave e sensível, por isso mesmo é preciso ter muita cuidado no que diz respeito à escovagem nesta parte, é, essencialmente, de evitar repuxar o pelo de forma bruta.

 O que é muito comum, são pequenos nós de pelo começarem a desenvolver-se nas axilas, verificar esta zona regularmente é um bom concelho. Em relação a estes nós, a solução mais fácil será corta-los, já que estes não são visíveis de qualquer forma, esta prática será também uma maneira de prevenir o futuro aparecimento destes pequenos nós de pelo emaranhado.

Banho

Um ato muito incorrecto é lavar um cãozinho que já apresenta tufos de pelo emaranhado, isto só vai piorar a situação existente, para a qual a única solução será fazer um corte muito curto ao seu shih tzu.

Um momento muito importante a ter em conta é que um grande número de banhos nem sempre são um indicador de uma aparência bonita do pelo do cão. Um cachorrinho shih-tzu precisa de apenas 1 ou 2 banhos por semana, mas cães mais adultos irão precisar de ser lavados a cada 3 dias. O mais importante é não exagerar, ou se não, o pelo será muito curto.

shih tzu FredPara um shih-tzu totalmente crescido, é recomendado, que se lhe dê banho 1 vez em cada 3 semanas, claro que dependendo sempre do estado do cão e de influências exteriores que poderão ter efeito na higiene e estado do pelo.

Se lava o seu cão com frequência, não é necessário passar o champô duas vezes, bastará uma vez para que seja possível lava-la eficientemente. Antes de espalhar o champô, enxague minuciosamente o pelo. É muito importante nunca esfregar demasiado o pelo enquanto está a administrar o champô, pois assim estará a contribuir para que este fique mais e mais embaraçado. O champô espalha-se arrastando-o ao longo do pelo na direção do seu crescimento. Em seguida, é indispensável enxaguar o pelo, se por alguma razão o pelo ficar com champô, isso fará com que ele perca brilho e também pode levar ao desenvolvimento de caspa.

No que diz respeito ao regenerador também se espalha de maneira equivalente ao champô e deve se deixa-lo atuar alguns minutos, ou seguindo as instruções contidas na embalagem do produto, e por fim, acabar por enxaguar. Depois do banho, enquanto o cão ainda se encontra na banheira, tente tirar a maior parte da humidade do pelo torcendo-o, nunca esfregue o pelo com a toalha, porque isto leva a que o pelo fique emaranhado. Não se esqueça que depois do banho é essencial secar completamente o cão.

Cortar ou não cortar pêlo do shih tzu?

Como o shih-tzu é originário de um clima fresco dos Himalaias, os cães desta raça suportam muito mal o calor. É por isso que o corte curto do shih-tzu é uma escolha ideal para as alturas mais quentes. Este faz com que o seu amiguinho não se sinta desconfortável e facilita imenso os cuidados com o pelo.

É recomendável que, pelo menos 3 ou 4 vezes por ano, leve o seu cachorro a um salão de grooming profissional. Mesmo se mantem o pelo do shih-tzu curto, o grooming é uma parte necessária nos cuidados com o cão. A camada interna do pelo continua a crescer e podem desenvolver-se nós, principalmente atrás das orelhas. É mais prático que se apanhe o pelo que se encontra na cabeça do cão, por exemplo num elástico, o que resulta numa melhor aparência estética e também evita que o pelo esteja sempre a cair para à frente dos olhos, o que muitas vezes leva ao desenvolvimento de problemas oculares. Veja aqui alguns dos meus trabalhos e escolha um corte para o seu cão.

Uma inspeção diária e cuidados minuciosos semanalmente, são uma parte essencial para uma boa saúde e felicidade do seu cão.

shih tzu Luna