Cuidado do pelo de bichon frise

bichon Moby

O pêlo do bichon frise

O bichon tem um pelo único, ele continua a crescer ao longo de toda a vida do cão, tal como o cabelo humano. O bichon frise não sofre de queda de pelo sazonal habitual de outros cães, por isso é preciso dispensar muito tempo aos cuidados do seu pelo. Por um lado, isto livra os seus moveis e chão de bolas de pelo, mas por outro lado, tem de estar sempre a pentear e livrar o seu cão do pelo morto. Para além disso, este tipo de cães, tem uma subcamada de pelo muito denso e espesso o que pode levar a uma maior facilidade no que diz respeito ao desenvolvimento de nós. É recomendado que se penteei o bichon todos os dias ou pelo menos dia-sim-dia-não, quanto ao corte ou trimming é recomendado faze-lo 1 vez a cada 1 a 3 meses.

Escovagem

Para tratar do seu pelo é necessário no mínimo os seguintes utensílios: spray para nós, tesoura com pontas arredondadas,  cardadeira, pente.

É desejável que se escove o cão todos os dias com cardadeira: cuidadosamente pentear o corpo todo e desembaraçar os nós. A zona dos genitais e do ânus precisa de ser tratada com muita atenção, principalmente nos machos. O pelo nessas zonas tem de ser cortado à máquina somente na direção do crescimento do pelo. O comprimento optimal do pelo nessas áreas, que irá permitir cuidar delas de forma efetiva, é 3 a 4 cm. Também é preciso ter em atenção o pelo a volta dos olhos.

Como lavar um bichon frise e com que periodicidade?

A quantidade de vezes que tem de dar banho ao seu cão vai depender do seu estilo de vida. Se o seu bichon passar muito tempo na rua, terá de lavar o cão totalmente uma vez em 7-10 dias, mas, se o seu animal não costuma ir à rua, então basta lavá-lo uma vez por mês. Para além dos cuidados de lavagem habituais é preciso lavar as suas patas, focinho e zonas genitais com champô todas as semanas. Estas mesmas zonas necessitam de ser limpas com água todos os dias. Igualmente, para que o pelo do focinho não perda o brilho recomenda-se que misture na agua ácido bórico  que irá branquear o pelo.

Para o banho é necessário preparar:bichon Moby

  • o champô para cães, preferencialmente para pelo branco
  • balsamo para o pelo
  • uma toalha de banho grande
  • secador
  • um pente especifico para esticar o pelo

Usar champô para cabelo humano, sabão, champô de gato ou outros animais é proibido, pois esses champôs têm uma ação nociva na pele e no pelo do bichon frise.

Antes de dar banho é preciso que penteei o cão muito bem e desembarace os seus nós. Durante o banho tem de se ter cuidado com as seguintes zonas: debaixo da cauda, genitais, barriga, patas e peito. Após a última passagem do pelo por agua para tirar o champô, aplica-se o balsamo ameaçador seguindo as instruções indicadas na embalagem. Finalizado o banho, tem de se secar o bichon muito atenciosamente com a toalha e de seguida com o secador com o auxilio de um pente, esticando o pelo à medida que se o vai secando.

É necessário levar o seu cão a um salão?

Cuidar do pelo de um bichon não é uma tarefa fácil, mas todos os procedimentos podem ser executados pelo próprio, basta ter alguma experiência. Alguns dos procedimentos exigem muito tempo e trabalho, por isso, muitos dos donos de bichons recorrem à ajuda de groomers. Se decidir levar o seu bichon frise a um salão, tem de o fazer pelo menos uma vez a cada 1,5-3 meses.