Tratamento de pêlo e hiegene do gato

 Tratamento de pêlo gato Tratamento de pêlo gato

 

Gatos com corpos compridos e delgados, que têm pêlos curtos, precisam só de um ligeiro auxilio por razões higiênicas: escová-los uma vez por semana estimular-lhes-á as glândulas secretoras de óleo, retirar-lhes-á os pêlos mortos e mantê-los-á lustrosos. Mas os que têm pelagens densas ou longas, necessitam de um tratamento mais frequente, e os gatos idosos caresem de mais atenção aos dentes, unhas e região anal.
Logo que o seu felino chegue a casa, habitue-o aceitar as penteadelas e escovadelas, o exame dentário e o corte das unhas. Para o recompensar pelo bom compartamento, dê-lhe sempre um petisco e brique com ele. O tratamento do pêlo reforça os elos do gato consigo e reduz-lhe tanto a pressão arterial a ele como si – um forte sinal de descontracção.

Trartar de um pêlo longo 

Tratar simples e rotineiramente do pêlo é uma oportunidade excelente de se relacionar com seu gato – será sempre uma coisa relaxante e agradável para ambos.Esse tratamento regular mantém o gato impecável e alerta-o a si para possiveis doenças. A evolução concedeu ao gato o seu próprio instrumento para tratar de si: a língua barbelada. Por consequência, ele possui um magnifico sistema de autolimpeza e autotratamento da pelagem.
Gatos com pelagens densas ou longas precisam da ajuda do dono no uso judicioso de um pente de dentes largos e de uma escova de cerdas. Para gatos velhos com pêlo mais denso, precisarão uma assistência maior.As raças de pêlo longo, que possuem predominantemente pelagens ou pêlos de guarda, têm de ser escovadas com regularidade, junto das orelhas e pernas terão de ser penteadas uma vez por semana, no mínimo.
Gatos com pelagens tipo Persa, macias, são de «alta manutenção». Têm uma penugem fina e comprida, que se embaraça com facilidade, o que exige tratamento diário do corpo todo, para evitar «nós» terríveis.

Maneiras de tratar pêlo:

  1. Como pente de dentes largos, penteie o pêlo entre as pernas traseiras, por detrás das dianteiras e por trás das orelhas – sitios onde os nós são vulgares. A seguir penteie o pêlo da barriga – há muitos gatos sensiveis aí, portanto use de brandura.
  2.  Os nós surgem nas pontas finas dos pêlos da parte superior do pescoço e do dorso. Se vai pentear uma zona de cada vez, divida o manto e trate-o a partir das raízes, o que soltará os pêlos mortos e ajudará  eliminar nós.
  3. Quando acabar cada zona, abra o pêlo e certifique-se de que a pele continua saudável. Desembarace, à mão, os nós que tenham ficado. Procure pintinhas ou um pó preto e brilhante. Se os achar, o seu gato e ambiente precisam de tratamento: há uma infestação de pulgas.
  4. Por trás das orelhase na gola penteie o pêlo ascendentemente, para alindar essas zonas e desfazer possíveis nós. Tanto nós como partes embaraçadas são vulgares nessas áreas porque aí o gato não pode fazer nada – a língua não os atinge.
  5.  Por fim, trate-lhe da cauda. Não se limite a escová-lo no sentido do comprimento, porque há muitos gatos que não gostam desse sistema. Divida o pêlo e, como jeito, escove-o para ambos os lados – é muito menos traumático. Acabe sempre essas sessões com recompensas: comida e brincadeira.

UTENSÍLIOS DE TRATAMENTO

  1. PENTE DE DENTES LARGOS
  2. ESCOVA DE CERDAS
  3. ESCOVA DE DENTES
  4. CORTA-UNHAS DE «GUILHOTINA»

CORTAR AS UNHAS

É melhor que gato que sai tenha unhas afiadas: estas fazem parte das defesas naturais e ajuda-o a trepar, mas se o seu esta em cas, apare-lhe as unhas regularmente. Ao gato mais velho muitas vezes crescem-lhe as unhas-tão compridas que se podem curvar e cravar nas almofadinhas das patas. Embora cortar unhas não doa nada, é raro que os gatos o aperciem, portanto o melhor será começar o mais cedo possível.
Acostume o gato a mexer-lhe nas patas e s estender-lhe as unhas. Sirva-se sempre de um corta-unhas de «guilhotina», cómodo, mas se s unha se encravou na almofadinha, vá ao veterinário. Se o seu felino for um «vivaço», varie o local onde lhe corta as unhas de modo a que não possa associar as duas coisas. Trate-lhe das unhas quando ele estiver descontraído e recompense-o petiscos e brincadeiras.

  1.  Como é natural, os gatos retraem as unhas. Para as estender, carregue-lhe devagarinho na almofadinha,  até ele esticar os dedos e dexar à vista a ponta branca e o âmago central rosado da unha, ou sabugo. O  sabugo é tecido vivo e trm de se acautelado quando se cortam as unhas.
  2.  Entale a unha no corta-unhas, mas nunca apanhado o sabugo. Aperte-o com firmeza e corte a direito.  Fale reconfortantemente com gato, enquanto faz isto, e brinde-o com petiscos e brincadeiras quando  tiver acabado.

ESCOVAR OS DENTES

Os problemas mais comuns que obrigam os donos a levar os gatos ao veterinário, são os dos dentes e gengivas. O esmalte dos dentes vai-se erodindo, deixando à vista a polpa viva; as gengivas infectam, provocando doença e mau hálito. O método melhor de evitar problemas orais é escovar as gengivas e dentes do animal. Comece por fingir que lhe escova os dentes, depois vá graduando a limpeza até várias vezes por semana. E premeie sempre um bom comportamento.

  1.  Em geral um gato detesta que lhe mexam na boca, portanto faça por associar a limpeza dos dentes e gengivas a recompensas simples. Use um cotonete com pasta de dentes perfumada, para gatos, e massaje-lhe as gengivas e dentes com brandura.
  2. Já que o seu gato passou a tolerar o cotonete, aos poucos vá tentando empregar uma escovinha de criança, macia. Massaje-lhe as gengivas e escove-lhe os dentes de trás, região essa onde o tártaro e as gengivites aparesem mais vezes.

LIMPAR OS OLHOS, NARIZ E ÂNUS

A maioria dos felinos trata bem de si proprio, mas a intervenção humana tem causado problemas de olhos e nariz em certas raças. Nas raças de focinho relativamente achatado, ha profusão de lagrimas e as secreções nasais formam crostas em volta das narinhas. O fluxo lacrimai exagerado origina uma decoloração tipo mógano nos pêlos em torno dos olhos.
Um algodão, humedecido numa solução antiséptica para lavagem de olhos, serve para enxugar lágrimas em excesso, limpar pregas nasais e retirar crostas. Se o gato tiver um fluxo lacrimal crónico exagerado, ou sofrer de descargas nasais ou, ainda, de espirros frequentes, vá ao veterinário. Se ele lamber demasiado a região anal, isso significa glândulas anais bloqueadas. O veterinário mostrar-lhe-á como pode esvaziar-lhe manualmente essas glândulas.

LIMPEZA DAS ORELHAS/OUVIDOS

Os ácaros dos ouvido são causa mais vulgar do gato ter cerume escuro e áspero nos ouvidos – para o tratar, vá ao vterinário.Nos felinos, especialmente nos caseiros, é vulgar aparescer um excesso de cerume que, embora normal, é oleoso e irritante. Sirva-se do dissolvente recomendado, e, depois, retire o excesso com um bocado de algodão hidrófilo. Nunca meta um cotonete nas orelhas do gato – iria empurra-lhe o cerume para o canal auditivo.